Buda e os signos do zodíaco chinês
This is a guest post written in Portuguese by a great blogger and Brazilian expat in China Christine Marote. In this post Chris discusses the Chinese Zodiac and the year of the sheep which starts on Feb 19th.
O calendário Chinês não tem um marco inicial, mas se inicia na primeira lua nova e tem um ciclo menor de 12 anos e outro maior de 60 anos.
Segundo uma antiga lenda, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente; o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.
Diz um texto budista, que quando os animais terminam suas tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.
Esse ano é o ano da Cabra e eles acreditam que os nascidos no ano desse animal devem se proteger usando roupas intimas vermelhas na passagem do ano e também no decorrer do mesmo para evitar a má sorte.
Descubra seu signo chinês pela seu ano de nascimento, segundo a tabela:
Até a próxima!
ABOUT THE AUTHOR:
After Christine Marote spent 4 years traveling between Brazil and China (Chang Chun, Jilin Province), she decided to move to Shanghai in January of 2009. In 2010 Chris decided to create a blog and share her experiences as a Brazilian expat living in China, and soon her blog became a source of information for foreigners and expats like her that have decided to live in China. Her blog ‘China na Minha Vida’ describes Christine’s experiences, language challenges, cultural differences and curiosities, and the rich and diverse culture of China in an interesting way. Christine is Brazilian, holds a degree in Education, and a Masters in Chinese Business and Culture from Jiaotong University.